Tartaruga gigante é recebida no Aquário Municipal de Santos

Uma tartaruga-de-couro, espécie ameaçada de extinção, foi transportada nesta quinta-feira para o Aquário Municipal de Santos/SP. O animal foi encontrado na madrugada de ontem por pescadores e nadava adernado à direita, o que, segundo uma veterinária que acompanhou o processo de transporte, é sinal de problemas de saúde.

A tartaruga gigante, como também é chamada por por ser a maior das espécies vivas, teve a cabeça, nadadeiras e carapaça protegidas por uma manta plástica, foi envolvida em uma rede e içada para um caminhão cedido pelo Jardim Botânico. Nove pessoas foram mobilizadas para a ação.


A tartaruga gigante ficará em um tanque de 2,5 m de diâmetro e 2 mil litros de água salgada no Aquário Municipal de Santos
Foto: Candido Gonzales/Prefeitura Municipal de Santos/Divulgação

A espécie ficará em um tanque de 2,5 m de diâmetro e 2 mil litros de água salgada. A tartaruga-de-couro pesa cerca de 400 kg e mede por volta de 1,80 m, e apresentava uma cicatriz na cabeça e outras em alguns pontos do casco. Ela permanecerá no aquário por cerca de 10 dias e, após, será devolvida ao mar.

A ação montada pelo Aquário Municipal para recolher o animal envolveu a Polícia Ambiental, o Ibama e um caminhão munck.

A tartaruga-de-couro, tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro ou tartaruga-de-quilha (Dermochelys coriacea) é a maior das espécies de tartarugas e é muito diferente das outras tanto em aparência quanto em fisiologia. É a única espécie extante do género Dermochelys e da família Dermochelyidae.

A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2 m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg de peso, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior ja registrado, com 900 kg e 3 m de comprimento . Tem uma carapaça negra, constituída de tecido macio. A carapaça não se liga ao plastrão em ângulo, como nas outras tartarugas, mas sim em uma curva suave, dando ao animal uma aparência semi-cilíndrica. Vive sempre em alto-mar, aproximando-se do litoral apenas para desova e se alimenta preferencialmente de águas-vivas e medusas.

Suas principais características são: crânio muito forte; presença de palato secundário; cabeça parcialmente ou não retrátil; extremidades em forma de nadadeiras não retráteis cobertas por numerosas placas pequenas (com dedos alongados e firmemente presos por tecido conjuntivo); as garras são reduzidas, etc. No mar, tais animais chegam a atingir até 35 km/h.

Seu casco (carapaça) é composto por uma camada de pele fina e resistente e milhares de placas minúsculas de osso, formando sete quilhas ao longo do comprimento; apenas os filhotes apresentam placas córneas, daí o nome popular: de-couro; a coloração é cinzenta-escura ou preta, com pontos brancos. Seu tempo de vida pode variar de 215 a 305 anos quando atinge o ápice da idade de sua espécie.

Fontes: Terra, Wikipedia