Morcegos: 13 fatos incríveis

Não é nada fácil ser um morcego. O Drácula, alguns casos de raiva e os dentes pontudos, além do fato de dormirem de ponta cabeça, “queimam o filme do morcego” e deixam muita gente com medo destes pequenos animais. Mas como você verá, os morcegos são criaturas incríveis, apesar de se alimentarem de insetos... e algumas vezes... sangue.


1. Os mamíferos são os únicos mamíferos capazes de voar.
Os morcegos são excepcionais no ar. Suas asas são finas, dando-lhes o que em termos de voo chamamos de “aerofólio”.


2. Um único morcego marrom pode pegar 1.200 insetos do tamanho de um mosquito em apenas uma hora.

Estima-se que os 20 milhões de morcegos que vivem na caverna Bracken, no Texas, Estados Unidos, comam cerca de 200 toneladas de insetos por noite.

3. Morcegos não sugam o sangue.

Eles apenas o lambem. Há apenas três espécies de morcegos vampiros no mundo todo. Se você estiver na América do Sul ou Central poderá se deparar com um morcego mordendo uma vaca e depois lambendo o seu ferimento – no entanto, não há sucção envolvida.

4. Morcegos não têm “dias gordos”.
O metabolismo de um morcego é invejável – eles são capazes de digerir bananas, mangas e outras frutas grandes em cerca de 20 minutos.


5. Nos últimos 50 anos, menos de 10 pessoas contraíram raiva de morcegos da América do Norte.

Devido ao cinema e à televisão, os morcegos nos dão a impressão de que transmitem muitas doenças e que contaminam as pessoas. Isso não é verdade. Os morcegos evitam pessoas. Se você for mordido por um morcego, vá ao médico – mas não é preciso começar a preparar o seu próprio funeral, pois, é muito provável que você ficará bem.


6. Os morcegos usam a ecolocalização para se locomover no escuro.

Os morcegos não enxergam muito bem, apesar de fazerem um monte de coisas à noite. Para tanto, eles usam outros métodos de navegação, além da visão. Os morcegos enviam sinais sonoros e ouvem as variações nos tipos de ecos que retornam assim que esses sinais encontram os objetos. Os morcegos são animais noturnos principalmente porque é mais fácil para caçar insetos e se esconder de predadores.

7. Os morcegos representam um quarto de todos os mamíferos.
Isso mesmo, você leu certo. Um quarto de todos os mamíferos são morcegos. Há mais de 1.100 espécies de morcegos no mundo!


8. Mais de 50% das espécies de morcegos estão ameaçadas de extinção nos Estados Unidos.

As indústrias, desmatamento, poluição, e a velha e boa matança estão acabando com muitos morcegos e seus habitats.

9. Tá com frio à noite? Aconchegue-se ao lado de um morcego!
Dentro dessas cavernas que eles tanto gostam, os morcegos se mantêm aquecidos batendo as asas ao redor de seus corpos e aprisionando o ar contra seus corpos como forma de isolação imediata.


10. Um anticoagulante encontrado na saliva do morcego pode vir a ser usado no tratamento de pacientes cardíacos.

Cientistas de vários países estão tentando copiar algumas enzimas encontradas na saliva dos morcegos para tratar problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais em seres humanos.


11. Morcegos têm apenas um filhote por ano.

A maioria dos mamíferos de pequeno porte têm vários filhotes por ninhada (pense nos gatos, coelhos e ratos). No entanto, os morcegos têm apenas um único "morceguinho".

12. O morcego provavelmente vive mais do que o seu cão de estimação.

A média de vida de um morcego varia, mas algumas espécies como o morcego marrom podem chegar até os 30 anos de idade. Não se esqueça que os outros mamíferos pequenos vivem e média apenas dois anos....o morcego é realmente impressionante nesse aspecto.


13. Os morcegos lavam atrás de suas orelhas.

Os morcegos passam mais tempo cuidando de si mesmos do que uma adolescente vaidosa, por exemplo. Eles se limpam meticulosamente lambendo a si mesmos por horas a fio.


Os morcegos (ordem Chiroptera) são os únicos mamíferos capazes de voar, sendo divididos em morcegos propriamente ditos (subordem Microchiroptera) e raposas-voadoras (subordem Megachiroptera).


Representam um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo. São pelo menos 1.116 espécies, que possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, podem ter uma envergadura de cinco centímetros a dois metros, uma enorme capacidade de adaptação a quase qualquer ambiente (só não ocorrem nos pólos), e uma ampla diversidade de hábitos alimentares.

Os morcegos tem a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina e no Sul do México. Dessa maneira, morcegos contribuem substancialmente para a estrutura e dinâmica dos ecossistemas, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes e predadores de insetos (incluindo pragas agrícolas).


Possuem ainda o extraordinário sentido da ecolocalização (biossonar ou orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação.

Fontes: How Stuff Works, Wikipedia, Olhares