Você sabe o quê é um 'ginandromorfo' ?

Um prêmio para quem conseguir adivinhar o que está acontecendo na foto abaixo.

Repare na diferença dos reflexos de cada lado da galinha. Ou será um galo??


Na verdade, são as duas coisas num bicho só. Um animal metade galinha, metade galo. Imagine só!

Sam é um frango metade galo, metade galinha. Um ginandromorfo, um animal metade masculino, metade feminino que apresenta uma autêntica divisão sexual em todo corpo. Seu lado esquerdo masculino tem um plumagem mais clara, esporões e com fortes músculos peitorais. No entanto o lado direito tem plumas mais escuras e é menos corpulento.

Foi descoberto em uma granja avícola escocesa e agora seu caso é estudado no Instituto Roslin de Edimburgo, o centro de pesquisa onde criaram a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado de uma célula adulta.

Sam, é tão ambíguo sexualmente como o é seu nome em inglês - que pode ser diminutivo de Samantha, mas também de Samuel.

Assim como outros ginandromorfos, o galo/galinha Sam é estéril e parece achar que é macho, afirma Michael Clinton, biólogo da Universidade de Edimburgo, que dirigiu o estudo.

Mas quando colocávamos ele entre as galinhas, não parecia tão seguro.
Os ginandromorfos são realmente surpreendentes porque não se observou nada parecido nos mamíferos.
Tínhamos assumido que a determinação do sexo nas aves seguiria o mesmo padrão dos mamíferos.
afirmou Clinton.

Em consequência, os pesquisadores pensaram que um lado dos ginandromorfos seria uma fêmea normal (ou um macho) e que a outra parte teria algum tipo de anomalia cromossômica.

No entanto, descobriram que estes frangos pareciam ter uma separação quase perfeita entre sua parte feminina e masculina. A metade da galinha estava, em sua maior parte, formada por células femininas normais com cromossomos femininos, enquanto a parte de galo continha majoritariamente células masculinas normais com cromossomos masculinos. Já que ambos lados estavam expostos aos mesmos hormônios exatamente, a equipe se deu conta de que as células deviam responder segundo seu próprio complemento cromossômico em lugar de receber ordens das gônadas.

Lagosta ginandromorfa, com uma metade fêmea e outro lado macho.
Parece que um lado foi cozido e outro não.

Nos mamíferos (incluindo nós, seres humanos) o sexo é determinado geneticamente pelos cromossomos (machos são XY e fêmeas são XX) e fenotipicamente, pela ação dos hormônios sexuais (como testosterona e progesterona, estrogênio, etc) que são produzidos pelas gônadas nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário.

Preciosa borboleta ginandromorfa de duas cores.

Se o embrião for XY, as células primordiais dos testículos produzirão hormônios masculinos, que induzirão todas as outras células do embrião a se comportar como células masculinas. Se for XX, as células primordiais dos ovários produzirão hormônios femininos, e o embrião dará origem a uma mulher.

Caranguejo ginandromorfo com as garras de cor diferente.

Uma coisa muito curiosa: há um gene chamado Sry no cromossomo Y que é crucial para o desenvolvimento do homem. Se você inserir esse gene nas gônadas de um embrião XX, ele se desenvolverá como um macho, apesar de todas as suas células terem cromossomos femininos. Veja só!

Mamangava onde se diferenciam claramente os dois lados feminino e masculino.

Em resumo: O que faz você ser homem ou mulher, geneticamente, são os cromossomos. Mas o que faz você parecer homem ou mulher "por fora", fenotipicamente, são os hormônios.

Mas e as tais galinhas/galos ginandromorfos?

Bem, as aves são diferenciadas por combinações de cromossomos ZZ (machos) e ZW (fêmeas). Um sistema equivalente ao dos mamíferos, então imaginava-se que ele funcionaria mais ou menos da mesma forma na diferenciação sexual dos embriões. Mas não!




Coleirinha, golinha ou papa-capim "meio-a-meio".

O estudo dos ginandromorfos mostrou que as células da metade macho são quase todas ZZ e as da metade fêmea, quase todas ZW. Isso significa que o sexo das aves (ou pelo menos das galinhas) é determinado diretamente pela composição cromossômica das células de cada tecido do organismo, e não só pelas células dos órgãos reprodutores (gônadas).

Bicho-pau com uma metade feminina e outra masculina.
Um lado verde brilhante e outro lado camuflado.

Esta pesquisa talvez possa esclarecer algum dia muitos mistérios da saúde humana, como por exemplo, por que as mulheres são mais longevas, ou por que os homens têm um maior risco de infarto.

Fontes: Science News, Planeta Selvagem, MDig