O tubarão branco no país da Copa

O fato é curioso, mas é verdade: o tubarão branco também está próximo às praias do país da copa.

Ao contrário de milhares de turistas que foram torcer por suas seleções, ele não foi ver nenhum jogo, senão caçar focas.

Veja abaixo algumas das impressionantes fotografias feitas recentemente na costa da África do Sul.

O país africano além de ser o anfitrião do Mundial de Futebol 2010, é também o melhor lugar para o tubarão branco já que entre os meses de abril a setembro chegam na região costeira umas 64.000 focas, o que é uma boa notícia para o temido tubarão branco.


Muitos tubarões aproveitam esta temporada e passeiam por estas águas para se fartar de comida.

O tubarão branco é um dos poucos tubarões que saltam da água para observar e caçar sua presa. Dizem que este salto faz com que seu sentido de olfato fique mais sensível.

Com o fim de evitar os ataques do tubarão, as focas também têm suas tácticas de sobrevivência. Primeiro, buscam seu alimento de maneira coletiva, e fazem movimentos em diferentes direções para confundir o tubarão e tratam para que ele feche suas mandíbulas antes de um ataque a curta distância.

No entanto, quando se encontram cara a cara com o bicho, para as focas há somente 50 % de probabilidade de sobrevivência.


O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade.

Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.

Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes (ordem de mamíferos aquáticos, que inclui focas, leões-marinhos e morsas).

Esta espécie é a única que sobrevive, na atualidade, do gênero Carcharodon.

Fontes: MDig, Wikipedia