Porque soluçamos?

O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago.

Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.



O característico barulhinho "hic, hic" surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.

Os soluços podem ser causados por muitas disfunções dos sistemas nervosos central e periférico. Soluços geralmente ocorrem após a ingestão de bebidas alcoólicas ou carbonadas. Soluços persistentes ou incessantes podem ser causados por qualquer condição que irrite ou afete os nervos relevantes. Há suspeitas de que a quimioterapia - que utiliza uma grande quantidade de drogas diferentes - cause soluços, apesar de certos estudos não traçarem nenhuma relação entre as duas coisas.

Lista de algumas possíveis causas para o soluço:

* Bebidas carbonadas
* Falta de água
* Comer muito rápido
* Ficar com fome por certo período de tempo
* Tomar uma bebida gelada enquanto comendo uma refeição muito quente
* Comer pratos muito quentes ou picantes
* Rir muito
* Tossir
* Bebidas alcoólicas em excesso
* Chorar compulsivamente (o "soluçar" do choro permite que o ar entre no estômago)
* Fumar, em certas situações onde possa ocorrer inalação anormal
* Falar durante muito tempo
* Falta de vitaminas
* Laringite
* Refluxo gástrico
* Sensação de alimento no esôfago
* Irritação do tímpano
* Quimioterapia
* Anestesia geral
* Cirurgia
* Tumor
* Infecções
* Diabetes
* Levantar-se muito rapidamente
* Vomitar
* Falta de ar

Fontes: Só Biologia, Wikipedia