Pesquisador da Estônia ganha concurso de fotos tiradas com microscópio

Heiti Paves, um pesquisador da Universidade de Tecnologia de Tallinn, na Estônia, venceu o Prêmio Small World, em que concorrem imagens feitas com o uso de microscópio.

A foto mostra a antera (parte da flor que produz os grãos de pólen) de uma Arabidopsis thalania, planta da família da mostarda que é bastante estudada na área de genética – em 2000, a espécie se tornou a primeira a ter o código genético completamente sequenciado. A antera foi ampliada em 20 vezes.

A imagem de Paves venceu outras 2.000 concorrentes.
Como parte do meu trabalho como cientista, eu tiro fotos com o microscópio há quase 30 anos, com o objetivo de observar os processos de células vivas. Eu gastei muito tempo para tirar boas fotos que fossem dignas de inscrição no prêmio
relatou Paves.


Foto de Heiti Paves, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Tallinn, na Estônia, ganhou o concurso Prêmio Small World, que escolhe as melhores imagens tiradas com microscópio. Representa a antera (parte da flor que produz os grãos de pólen) de uma Arabidopsis thalania, planta da família da mostarda.


Na segunda colocação ficou a imagem do pesquisador Gerd A. Guenther, da Alemanha, que mostra uma parte da haste da planta Sonchus asper (serralha), aumentada em 150 vezes.


Em terceiro lugar ficou Pedro Barrios-Perez, pesquisador do Instituto para Ciências microestruturais de Ottawa, no Canadá.


A foto que ficou em quarto lugar mostra o ovário de um peixe carnívoro aumentado quatro vezes. Foi tirada por James E. Hayden, do Instituto Wistar, da Pensilvânia, nos Estados Unidos.


Em quinto lugar ficou Bruno Vellutini, do Centro de Biologia da USP (Universidade de São Paulo) mostra a superfície oral de uma estrela do mar.

Fonte: R7