Boer, que participou de uma conferência sobre transferência de tecnologias limpas, acrescentou algumas condições, como uma adequada ajuda financeira para que os países pobres diminuam suas emissões e uma clareza institucional para regular as transferências.
Se essas condições não forem seguidas, a cúpula de Copenhague poderá ser considerada um fracasso, disse De Boer.
A cúpula de dezembro em Copenhague tentará fechar um pacto internacional - em substituição ao Protocolo de Kioto, que expira em 2012 - para a redução de gases do efeito estufa, com objetivo de frear a mudança climática.
Os planos de redução de gases iniciados pelos países ricos, segundo De Boer, não são suficientemente ambiciosos, enquanto as nações subdesenvolvidas seguem sem comprometer-se com planos concretos de corte de emissões.
Hoje mesmo, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, afirmou que "os países pobres não colocarão em risco seu desenvolvimento", mas especificou que a Índia vai manter as emissões sob controle.
Reconhecemos que nós e outros membros da comunidade internacional devemos assumir o compromisso para manter as emissões em níveis sustentáveisafirmou o primeiro-ministro.
Singh pediu aos países desenvolvidos a difusão da tecnologia apropriada para enfrentar a ameaça da mudança climática, uma das reivindicações tradicionais da Índia.
Fonte: G1
(*) Tirinhas graças ao excelente Humorarte