Conheça o incrível lagarto que anda sobre as águas

O basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. Alimenta-se de insetos, ovos, flores e pequenos vertebrados como aves e peixes. Seu tempo de vida em cativeiro dura entre 7-8 anos, mas na natureza ele raramente vive tanto, pois possui muitos predadores naturais como aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros. Possui normalmente 25 centímetros de comprimento, mas alguns indivíduos podem chegar a 75.

Sua característica mais famosa é a habilidade (compartilhada com os outros lagartos do gênero Basiliscus) de correr sobre a água sem afundar. Habilidade que lhe rendeu o apelido em inglês de Jesus Christ lizard ("lagarto Jesus Cristo").




Suas patas posteriores têm lóbulos dérmicos que funcionam como aletas. Estes lóbulos permanecem enrolados quando o animal caminha por terra. Agora, quando ele pressente o perigo, começa a correr muito rapidamente e as aletas abrem-se aumentando a superfície de apoio, permitindo assim correr sobre a água. Quanto menor (e mais leve) o indivíduo, maior a distância percorrida sem afundar. No entanto, ao diminuir sua velocidade, o bichinho afunda e tem que nadar como qualquer outro lagarto.

Fontes: LiveLeak, Metamorfose Digital, Wikipedia