Conheça o "lagarto-aranha"

Muitos compradores têm sido atraídos nas lojas de bichos de estimação exóticos britânicas por uma curiosa espécie de lagarto nativo do Quênia; isso é devido à sua coloração vermelha e azul, similar ao traje do " Homem-Aranha", super-herói da Marvel Comics.

O "lagarto-aranha", também chamado de agama (Agama mwanzae), é doce e amável com o trato diário, mas requer um equipamento especial para manter a temperatura corporal.

Apesar da semelhança com "Homem-Aranha", o "lagarto-aranha" não pode saltar entre as árvores, mas pode mudar de cor - os machos são de cor café a noite ou quando estão assustados. Por outra parte, e como o super-herói, podem escalar paredes verticais.

O agama é um dos vários lagartos pequenos de cauda longa e insetívoros. O gênero é composto de pelo menos 31 espécies em toda África.



Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Agamidae
Gênero: Agama

Os agamas formam grupos de dez a vinte indivíduos. O líder é um macho mais idoso, enquanto as fêmeas e os machos jovens constituem os outros membros do grupo.

A sua cor é marrom escura durante a noite, mas depois da alvorada as cores do macho dominante modificam-se: o corpo fica azul claro, enquanto a cabeça e a cauda adquirem tons avermelhados. Essas cores podem alterar-se dependendo do humor do macho dominante.

Quando lutam, os agamas sibilam e tentam atingir a cabeça do adversário com a cauda. Estes golpes podem ser muito violentos e frequentemente resultam em hematomas ou maxilares partidos.

O seu comportamento de alarme consiste num oscilar da cabeça, levantando-a duas vezes seguidas. Tendo a cabeça uma cor viva, este movimento torna-se muito notável.

As fêmeas do grupo são inteiramente castanhas. Frequentemente existe uma fêmea, mais altamente posicionada na hierarqueia do grupo, que permanece perto do macho e mantém as outras afastadas.


Fontes: Metamorfose Digital, Wikipedia