GENÉTICA - Aula sobre Ligação Gênica

Dois ou mais pares de genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos segregam-se independentemente. Portanto, esta é a condição de validade da segunda lei de Mendel.

Quando dois ou mais pares de genes alelos estão localizados em um mesmo par de cromossomos homólogos, eles não obedecem à lei da segregação independente. Afinal, durante a meiose irá haver uma tendência de que esses genes permaneçam unidos, quando o par de homólogos se separar.


Nessa situação, ou seja, quando dois ou mais pares de genes alelos se localizam em um mesmo par de cromossomos, dizemos que eles apresentam ligação gênica (ou ligação fatorial). Os autores de língua inglesa dão a essa situação o nome de linkage. No entanto, há um fenômeno capaz de alterar essa tendência de união. É a permutação gênica (ou crossing-over), troca de fragmentos entre cromossomos homólogos, que pode acontecer na prófase da primeira divisão da meiose.

Quando dois pares de genes alelos estão situados de tal forma, em um par de homólogos, que não ocorre permutação entre eles, diz-se que há linkage total entre
eles. Caso haja permutação, o linkage é parcial.

Efetue o download da aula de Genética sobre Ligação Gênica clicando nos links abaixo.

Ligação Gênica (538.03 KB)


Ligação Gênica (1.23 MB)