
No entanto, se um casal tiver relação sexual sem utilizar um método contraceptivo, ou se o método falhar (por exemplo, a camisinha estourar), e a mulher não quiser engravidar, o que ela pode fazer?

O sistema reprodutor feminino é extremamente complexo e o ciclo menstrual envolve diversos hormônios diferentes. Eis uma versão simplificada de como ele funciona:
- Logo após o término do ciclo da mulher, a glândula hipófise (também chamada de pituitária) inicia o ciclo mensal secretando FSH, ou hormônio folículo-estimulante. Esse hormônio "avisa" os ovários quando é o momento certo para preparar um folículo para a ovulação.
- O folículo se desenvolve e começa a produzir o estrógeno. Ele faz com que o revestimento uterino aumente para que esteja pronto para aceitar o óvulo fertilizado.
- Logo antes da ovulação, os ovários também secretam progesterona e isso continua ocorrendo por aproximadamente duas semanas.
- O hipotálamo e a glândula hipófise (pituitária) regulam o nível de estrógeno presente no sangue. Quando esse nível estiver suficientemente alto, a glândula hipófise libera o Hormônio Luteinizante (LH). Esse hormônio "avisa" o folículo para lançar o óvulo na tuba uterina. O espermatozóide pode fertilizar o novo óvulo na tuba no período de 24 horas.
- Se o espermatozóide fertilizar o óvulo durante esse período e as condições estiverem favoráveis, o óvulo fertilizado será implantado no revestimento uterino preparado e a mulher estará grávida. Caso não ocorra a fertilização ou se algo evitar a implantação, a mulher não irá engravidar e, após duas semanas da ovulação, irá começar a menstruar. Dessa forma, o ciclo se repete.
As drogas (medicamentos) empregadas no intuito de evitar a gravidez podem atuar matando os espermatozóides após a ejaculação, evitando que o óvulo fertilizado seja implantado no útero, ou ainda, prevenindo ou atrasando a liberação do óvulo (o levonorgestrel faz esse terceiro caminho).
Ao fazer uso do Plano B, devem ser tomados dois comprimidos. Cada um deles contém 0,75 mg de levonorgestrel. O primeiro comprimido deve ser ingerido logo após a relação sexual sem a proteção e o segundo, 12 horas depois.


Caso a ovulação já tenha ocorrido, o levonorgestrel será menos eficaz. Por isso é importante utilizar a pílula o quanto antes após uma relação sexual sem proteção. Quando o óvulo fertilizado for implantado, a pílula não terá efeito.
Devido a todas essas variáveis, a pílula não é 100% eficaz. No entanto, em estudos clínicos, foi observada uma eficácia de 89%.
Fonte: HowStuffWorks