Estudo sugere que cafeína pode reverter problemas de memória

Um estudo realizado por cientistas Universidade do Sul da Flórida, nos EUA, conseguiu, com o uso de cafeína, reverter distúrbios de memória em ratos que foram geneticamente modificados para desenvolver sintomas de Alzheimer.

Segundo os autores, dois estudos anteriores mostram que a cafeína reduz bastante os níveis da proteína associada à doença de Alzheimer no sangue e no cérebro de roedores que apresentam sintomas da doença. E sugerem que a ingestão da cafeína no início da idade adulta preveniria a doença mais tarde.

Na nova pesquisa, foram incluídos 55 ratos geneticamente modificados para ter problemas de memória, com metade deles recebendo cafeína e a outra metade tomando água. Dois meses após o início do estudo, os roedores que estavam tomando cafeína – o equivalente a 237 ml de café por dia para os humanos (500 mg de cafeína) – tiveram melhor desempenho em testes de memória e processamento mental.

Em artigo publicado no Journal of Alzheimer's Disease, os autores destacaram que
...as novas descobertas oferecem evidências de que a cafeína poderia ser um ‘tratamento’ viável para a doença de Alzheimer estabelecida, e não uma simples estratégia de proteção. Isso é importante porque a cafeína é uma droga segura para a maioria das pessoas, ela facilmente entra no cérebro, e parece diretamente afetar o processo da doença.
Fonte: Boa Saúde