Cerca de 120 espécies de pássaros podem desaparecer no Brasil

De acordo com um relatório divulgado pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, em todo o mundo, o Brasil é o país com maior número de espécies de pássaros ameaçadas de extinção.

A Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas mostra que 122 espécies de pássaros correm o risco de desaparecer no Brasil, seguido da Indonésia com 115 e do Peru com 93. Nos últimos 500 anos, o mundo já ficou com mais de 800 espécies de animais e plantas em extinção.

Carlos Lehn, biólogo e tutor do Portal Educação, explica:
Para que estas espécies ameaçadas não venham a se extinguir, precisamos de uma política séria voltada para a preservação dos ecossistemas onde estas espécies vivem, garantindo, assim, que elas encontrem condições adequadas para a sua sobrevivência.
O maior problema que atinge e aumenta a extinção são a agricultura, exploração de madeira e o próprio desenvolvimento, que acabam por destruir os habitats, sem contar com a caça insustentável, que já se tornou a segunda maior ameaça.

O Brasil é o país com maior número de espécies de aves ameaçadas de extinção em todo o mundo, segundo o mais recente relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), divulgado no início deste mês.

O relatório foi publicado pouco antes do prazo fixado por governos internacionais para avaliar os progressos em relação à meta de combate à perda de biodiversidade até 2010. Segundo a IUCN, esses objetivos não serão cumpridos. Ao todo, 44.838 espécies - apenas 2,7% do 1,8 milhão de espécies já descritas - foram analisadas.

O documento mostra que pelo menos 869 espécies foram completamente extintas ou extintas em seu habitat natural, mas o número pode chegar a 1.159 se forem consideradas as 290 espécies classificadas como possivelmente extintas, que formam parte do grupo de espécies criticamente em perigo.

Fontes: Portal Biologia, G1