20 de julho de 1969: o homem pisa na Lua pela primeira vez

O Bio na Web é um blog voltado à Biologia, mas não pode deixar de lado uma data tão importante para a ciência como um todo.

Hoje, 20 de julho de 2009, é um dia histórico: há exatamente 40 anos, Neil Armstrong (Apollo 11) desceu as escadas do Módulo Lunar Eagle (Águia) e deixou registradas duas inesquecíveis marcas: uma no solo lunar, a marca da sola da sua bota, e outra na história da raça humana.

E a frase
Um pequeno passo para o homem, mas um passo gigante para a humanidade
dita no momento que tocou o solo lunar, ratificou o primeiro passo de um representante da raça humana na Lua.


Tornar-se astronauta é um dos sonhos mais comuns entre as crianças, provavelmente pelo fascínio de se ter como ofício algo tão incomum.

Um astronauta, por definição, é uma pessoa treinada a pilotar uma espaçonave ou trabalhar no espaço. A palavra surgiu pela primeira vez em inglês, em 1929, provavelmente na ficção científica, mas não foi usada com tanta frequência até dezembro de 1958. Foi quando a recém-criada NASA (Agência Espacial Americana) adotou a palavra "astronauta" para chamar os homens (e finalmente as mulheres) que ela treinaria para competir na corrida espacial.

De acordo com Allen O. Gamble, diretor de pessoal da NASA de 1958 a 1964, a palavra "astronauta" não foi a primeira escolha da agência espacial (a título de curiosidade, nessa época a agência espacial russa já fazia uso do termo "cosmonauta"). Os oficiais do programa preferiam Mercury, o mensageiro dos deuses romanos, mas o nome já tinha sido adotado para o primeiro programa norte-americano tripulado de exploração espacial. Gamble e seus colegas continuaram pensando, e suas próprias palavras captaram a ideia:
Como nossa melhor opção já tinha sido usada, tivemos que recorrer aos dicionários. Alguém descobriu que o termo aeronauta, referindo-se às pessoas que voam em balões e outros veículos mais leves que o ar, era derivado de 'navegador no ar'. A partir daí, chegamos em astronauta, que significa 'navegador entre as estrelas'.

O trabalho dos astronautas está intimanente ligado à conquista da Lua, mas este não foi o único resultado da corrida espacial. Muitos dos avanços tecnológicos que desfrutamos hoje - como a comunicação mundial instantânea,via satélite e o uso de computadores pessoais - foram criados na época durante pesquisas de aprimoramento das missões espaciais.
A corrida espacial produziu avanços tecnológicos incríveis. Em termos práticos, podemos dizer que ele foi responsável pelo desenvolvimento de satélites espaciais de telecomunicação, por exemplo, satélites de avaliação meteorológica, computadores, eletrônicos, plásticos, materiais sintéticos... Nos deixou uma herança tecnológica muito rica. (...) Em termos de astronomia, a chegada do homem à Lua foi importante porque permitiu acesso à amostras do solo lunar e análise destas amostras em laboratório. (...) Com o material trazido da Lua tivemos mais informações sobre o composição geoquímica do Sistema Solar.
afirma o professor Naelton, astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.


Pedro Paulo A. Funari, professor do Departamento de História e Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, vai mais longe:
Em termos simbólicos, o pouso na Lua mostrou que os desafios humanos podem ultrapassar limites.
Fontes: Terra, UOL.