Ásia poderá emitir 40% do CO2 do planeta até 2030

A parcela de emissão mundial de CO2 de responsabilidade da Ásia pode aumentar para mais de 40% até 2030, tornando-a o maior motor da mudança climática do mundo, alertaram especialistas nesta terça-feira (16).

O continente mais populoso do mundo, com economias que crescem rapidamente como a China e a Índia, já é responsável por um terço das emissões globais de gases estufa, disse Haruhiko Kuroda, do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), em conferência em Manila.

Sua parcela de emissões pelo uso de energia triplicou nos últimos 30 anos, disse.

A Ásia também se destaca como a área mais vulnerável às mudanças decorrentes do aquecimento global. Além da falta de água potável, as colheitas da região central e do sul podem diminuir cerca de 30% até 2050 e cidades costeiras (incluindo Bangcoc, Jacarta, Manila, Mumbai e Xangai) poderão ter inundações, disse o ADB.

Ainda neste século, pessoas vivendo na costa de Bangladesh, Maldivas e Tuvalu podem ser forçadas a fugir devido ao aumento no nível dos mares.

Segundo palavras de Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental da ONU sobre a Mudança Climática:
A mudança climática tem essa característica de exacerbar o estresse existente na região ... que é afligida pela pobreza e pela falta de infraestrutura.
Cientistas já recomendaram que os países ricos reduzam as emissões entre 25% e 40% até 2020 para evitar os piores efeitos do aquecimento.

Eles dizem que o aquecimento levará a secas, enchentes, aumento do nível dos mares e tempestades.

Kuroda disse que é imperativo que se aumente os esforços para colocar a região em um caminho de menor crescimento nas emissões de carbono.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um vídeo para a conferência, pediu que os países asiáticos ajudem o mundo a atingir um novo acordo climático em Copenhague, Dinamarca, em dezembro. Ban disse que quer ver um acordo "ambicioso, abrangente e justo."

Fonte: Ambiente Brasil