Chimpanzés são capazes de antecipar acontecimentos

O lançamento de pedras por um chimpanzé contra visitantes de um zoológico onde vive é um ato premeditado que demonstra sua capacidade de antecipar acontecimentos, como ocorre com os humanos, revela um trabalho publicado nesta segunda-feira (9) nos Estados Unidos.

Os pesquisadores observaram durante uma década um chimpanzé macho que juntava pedras, calmamente, antes de transformá-las em discos para atirá-las contra visitantes do zoológico.

"Estas observações mostram, de maneira convincente, que nossos primos, os macacos, antecipam o que vai ocorrer de maneira complexa", explica Mathias Osvath, da Universidade de Lund, na Suécia, principal autor do estudo, que foi publicado na revista Current Biology.

"Isto permite pensar que eles têm um grau de consciência muito elevado, incluindo a capacidade mental de simular possíveis acontecimentos futuros".

Segundo Osvath, "estes animais têm, provavelmente, seu mundo interior, como os humanos, que passam em revista em sua cabeça episódios de sua vida passada ou pensam no futuro".

"Os chimpanzés que vivem na natureza juntam pedras antecipando um ataque e planejam, provavelmente, o que vem pela frente. Penso que eles devem antecipar a maior parte de seu comportamento cotidiano", destacou Mathias Osvath.

Fonte: Folha Online