ZOOLOGIA DOS CORDADOS - Aula sobre "Sarcopterygii"

Os Sarcopterygii (do grego sarkos, 'carne' + pteryx, 'barbatana', 'asa') formam uma classe de vertebrados na qual estão classificados os peixes considerados como representantes dos antepassados de todos os tetrápodes, ou seja, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.

O principal representante atual dos sarcopterígios são os celacantos.

Quando foram descobertos, os celacantos foram considerados fósseis vivos. A sua característica mais importante é a presença de barbatanas pares (peitorais e pélvicas) cujas bases são pedúnculos que se assemelham aos membros dos vertebrados terrestres e se movem da mesma maneira. São os únicos representantes vivos da ordem Coelacanthiformes.


O celacanto era considerado extinto até que o primeiro espécimen vivo foi encontrado na costa leste da África do Sul, em 25 de dezembro de 1938. Nesta época, já se conheciam cerca de 120 espécies de Coelacanthiformes que eram considerados fósseis indicadores, ou seja, indicando a idade da rocha onde tinham sido encontrados. Todos esses peixes se encontravam extintos desde o período Cretáceo.


Links para download da aula (clique no formato desejado):


Zoo Cordados [8] (Aula 28-05-10) - Peixes ósseos - Classe Sarcopterygii

921.39 KB 2.69 MB