A fantástica migração das borboletas-monarca

A maioria dos insetos hiberna no inverno, mas algumas poucas espécies migram - e nenhuma delas de maneira mais espetacular que as borboletas-monarca (Danaus plexippus).

As borboletas-monarca são as únicas borboletas conhecidas que migram regularmente para o sul e para o norte, como fazem os pássaros migratórios.

Com a aproximação do outono, as borboletas começam a se aglomerar em seus lares de verão em todo o território da América do Norte. Elas partem rumo ao sul, podendo viajar mais de 3000 km, do Canadá e norte dos Estados Unidos para a Califórnia, Flórida e México, fugindo do rigoroso inverno. Na primavera, voltam para casa.



A longa jornada ultrapassa o tempo normal de vida da monarca que é de, aproximadamente, dois meses. Por isso, o ciclo de ida e volta é realizado por três ou quatro gerações da borboleta.

Durante a migração, mais um espetáculo da natureza pode ser apreciado.

A borboleta-monarca é uma borboleta da família dos ninfalídeos, de ampla distribuição nas Américas. Possui cerca de 70 mm de envergadura em média, além das asas laranjas com listras pretas e marcas brancas - sua coloração vistosa a torna uma das borboletas mais conhecidas.

Borboleta-monarca
Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Género: Danaus
Espécie: Danaus plexippus


Fontes: How Stuff Works, ecologia.info, Wikipedia, Bocaberta