Conheça: a salamandra gigante

Um grupo de pesquisadores e ambientalistas está pesquisando uma espécie de salamandra gigante, com 1,7 metro de comprimento.

Além de seu tamanho, a salamandra hanzaki (Andrias japonicus) chamou a atenção de ambientalistas internacionais e cientistas japoneses pelo seu status de fóssil vivo e pelo fato de não ser atingida por um fungo que está devastando muitas outras espécies de anfíbios no mundo todo, da Austrália aos Andes, o fungo quitrídio.


O esqueleto desta espécie é quase idêntico ao dos fósseis de 30 milhões de anos atrás, por isso é chamada de 'fóssil vivo'.
disse Takeyoshi Tochimoto, diretor do Instituto Hanzaki, perto da cidade de Hyogo.
É um dinossauro, isto é espantoso (...) Nós falamos de salamandras que geralmente cabem na palma da sua mão. Esta pode arrancar sua mão.
afirmou Claude Gascon, chefe dos programas científicos da entidade ambientalista Conservation International e que também um dos líderes do Grupo Especialista em Anfíbios da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A salamandra examinada por Gascon está segura, presa em um tanque no centro de visitação da cidade de Maniwa, a 800 quilômetros de Tóquio.

Fonte: BBC Brasil