Pesquisadores filmam primeira evidência de invertebrados usando ferramentas

Cientistas australianos filmaram polvos da espécie Amphioctopus marginatus, coletando cascas de coco do solo marinho e esvaziando de qualquer conteúdo que estes pudessem ter. Essa é uma conduta que não pode ser considerada exatamente inédita por parte desses animais, visto que é relativamente comum polvos utilizarem objetos diversos para se esconder.

O diferencial nesse caso, é o fato de que os polvos, uma vez tendo encontrados as cascas de coco, carregavam-nas sob seu corpo por uma distância de até 20 metros, antes de utilizar duas delas para construir um providencial esconderijo esférico. Esta estratégia sofisticada é a primeira evidência de um animal invertebrado usando ferramentas.




Outro talento do polvo é a mudança de cor devido aos cromatóforos. Essas células pigmentadas contêm, cada uma, três bolsas de cor e dezenas de milhares delas cobrem a pele do polvo. Cada cromatóforo é cercado por músculos que mudam a forma como o pigmento é mostrado, relaxado ou contraído. Uma publicação do instituto Smithsonian compara o fenômeno a uma gota de tinta sobre uma faixa de elástico: quando a faixa está solta, a cor é concentrada em um ponto e não é prontamente visível. Mas quando a faixa é esticada, a cor se propaga.



Fontes: Metamorfose Digital, HowStuffWorks