Zoológico de Berlim apresenta dois filhotes negros de onça


Os mais novos habitantes do zoológico de Berlim, na Alemanha, são dois filhotes negros de onça, que atraíram muitos visitantes enquanto davam seus primeiros passos pela jaula.

Os animais nasceram no dia 17 de setembro, do casal de onças Kiara e Roberto.

Nos primeiros dias de vida, eles são completamente cegos e precisam ficar sob o olhar atento da mãe.

Os filhotes são negros como o pai, Roberto, que fica sozinho numa jaula ao lado, padrão que corresponde ao comportamento natural da espécie, terceira maior entre os felinos no mundo.

Grupos ambientalistas consideram que a onça é uma espécie ameaçada na América Latina.



Mais detalhes

A onça-pintada se parece muito, à primeira vista, com o leopardo. Um exame mais detalhado mostra, contudo, que sua padronagem de pêlo apresenta diferenças significativas. Enquanto o leopardo apresenta rosetas menores mas em maior quantidade, as manchas da onça são mais dispersas e desenham uma roseta maior, algumas delas com pontos pretos no meio. O interior dessas manchas é de um dourado/amarelo mais escuro que o restante da pelagem.


Existem também alguns indivíduos melânicos, as chamadas onças-pretas. Elas não pertencem a uma outra espécie, e suas manchas ainda são facilmente reconhecíveis na pelagem escura; trata-se apenas de uma mutação genética na qual os indivíduos produzem mais melanina do que o normal, o que provoca um maior escurecimento da pelagem desses animais.



Fontes: BBC Brasil, Wikipedia