Pesquisadores encontram na Inglaterra fóssil de “monstro do mar”

Um fóssil do crânio de um “monstro do mar” foi encontrado na costa Dorset, sul da Inglaterra na última terça-feira (27).

O pliossauro é um predador pré-histórico que viveu nos oceanos há 150 milhões de anos, mesma época em que os dinossauros dominavam a Terra, e media 16 m de comprimento e pesava até 12 toneladas.

O réptil gigante tinha pescoço curto e cabeça enorme com mandíbula poderosa formada por dentes muito afiados.

O crânio encontrado tem 2,4 m e deve ser o maior já encontrado. Richard Forrest, especialista neste tipo de animal, disse que o fóssil apresenta um bom estado de conservação.
Dá para ver o maxilar inferior e pela espessura sabemos que o animal era muito forte, capaz de sumir com seres humanos em um gole só. Um tiranossauro rex seria um pequeno almoço para um animal como este.
Golfinhos e outros bichos do mesmo porte eram presas fáceis do “monstro do mar”, cujo fóssil será exibido em um museu de Dorset.

Pesquisadores não descartaram encontrar enterradas na mesma região outras partes do corpo do pliossauro, mas dizem que isso deve demorar décadas para acontecer porque o local tem terrenos instáveis, com muitas chances de deslizamentos imprevisíveis.

Fontes: R7, The Guardian