Meteoro gigantesco se choca contra a Terra

A "moda" atual é o debate acerca do que espera o planeta em 2012. Isso é, em parte, devido ao sucesso do filme 2012, dirigido por Roland Emmerich (o mesmo diretor de Independence Day, O dia depois de amanhã, dentre outros).

O fato é que - exageros da mídia à parte - tais eventos catastróficos não são inéditos na história do planeta Terra. Talvez o caso mais conhecido seja o que teria provocado a extinção dos dinossauros.

Assista a esta assustadora e espetacular animação feita pelo Discovery Channel (Trilha sonora: Great Gig in the Sky - Pink Floyd) que mostra como seria o choque do meteoro "Apophis" contra a Terra em 2036. Segundo algumas previsões, isso acabaria em pouco tempo com a vida na biosfera, consumida em um manto de fogo e labaredas.


Detalhe: no final do vídeo, note a observação de que isso já aconteceu pelo menos seis vezes na história do planeta.



Esse vídeo me fez lembrar do Evento de Tunguska.

Tunguska é uma região da Sibéria Central onde, em 30 de junho de 1908, houve uma gigantesca explosão após uma bola de fogo ser vista atravessando o céu. Não foram encontrados vestígios de meteorito, mas uma onda de impacto devastou toda a região do lago Baikal, afetando em menor grau todo o norte da Europa.

Ao cruzar o céu e em seguida tocar o horizonte (segundo testemunhas), uma bola de fogo gerou uma enorme explosão. Foram destruídos aproximadamente 2.000 quilômetros quadrados de florestas em redor do local do suposto impacto.

Consta que a onda de choque causada pela explosão se propagou pela atmosfera e circundou o planeta Terra por duas vezes.

Durante dois dias, em Londres, a cerca de dez mil quilômetros de distância do evento, se podia ler jornal à noite, graças à luminosidade remanescente, devida à quantidade de poeira finíssima dispersa na atmosfera terrestre.

Fontes: Wikipedia, Metamorfose Digital