
A fêmea de guepardo Sarah conseguiu no último dia 9 um recorde que nem Usain Bolt quebrará: o de animal terrestre mais rápido do planeta.

A seu favor, ela tem duas pernas de vantagem - além de ranhuras nas patas que promovem melhor tracionamento em alta velocidade, o que certamente a ajudou a atingir os cerca de 60 km/h (contra os quase 38 km/h médios do recorde de Bolt).
A marca de Sarah, que tem oito anos, foi registrada durante um evento promovido pelo zoo de Cincinnati, nos Estados Unidos.

Os guepardos (Acinonyx jubatus), também conhecidos como chitas, vivem em savanas africanas, asiáticas e árabes.


O corpo da chita é esbelto, musculado e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdómen retraído e uma coluna extremamente flexível. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pêlo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados, e na face existem duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, formando de fato um trajecto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm.
O animal mais rápido do mundo é uma ave: o falcão-peregrino, cuja investida em mergulho pode ultrapassar os 300 km/h. Já o andorinhão da espécie Hirundapus caudacutus é a ave mais rápida do mundo em voo regular, chegando a 170 km/h.
Fontes: BBC Brasil, Wikipedia, Howstuffwork