Guepardo bate recorde mundial de velocidade e supera Usain Bolt

Sarah pode não disputar jogos olímpicos, mas conseguiu ontem um recorde que nem Usain Bolt quebrará: o de animal terrestre mais rápido do planeta.

A fêmea de guepardo Sarah conseguiu no último dia 9 um recorde que nem Usain Bolt quebrará: o de animal terrestre mais rápido do planeta.

A felina cravou 100 metros em 6s13 - muito menos do que os impressionantes 9s58 obtidos pelo jamaicano no último Mundial de atletismo, em Berlim.

A seu favor, ela tem duas pernas de vantagem - além de ranhuras nas patas que promovem melhor tracionamento em alta velocidade, o que certamente a ajudou a atingir os cerca de 60 km/h (contra os quase 38 km/h médios do recorde de Bolt).



A marca de Sarah, que tem oito anos, foi registrada durante um evento promovido pelo zoo de Cincinnati, nos Estados Unidos.


Sarah se tornou o animal terrestre mais rápido do mundo, percorrendo 100 metros em 6s13

Os guepardos (Acinonyx jubatus), também conhecidos como chitas, vivem em savanas africanas, asiáticas e árabes.

O guepardo, também conhecido como chita, leopardo-caçador ou onça-africana, (Acinonyx
jubatus), é um animal da família dos felídeos (Felidae), ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, Península Arábica e no sudoeste da Ásia.


É um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de tácticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla.


O corpo da chita é esbelto, musculado e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdómen retraído e uma coluna extremamente flexível. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pêlo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados, e na face existem duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, formando de fato um trajecto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm.

O animal mais rápido do mundo é uma ave: o falcão-peregrino, cuja investida em mergulho pode ultrapassar os 300 km/h. Já o andorinhão da espécie Hirundapus caudacutus é a ave mais rápida do mundo em voo regular, chegando a 170 km/h.

Fontes: BBC Brasil, Wikipedia, Howstuffwork