Após grave acidente em que sofreu 'decapitação interna', garoto volta a dirigir

Chris Stewart tinha 12 anos quando o Mini-cooper que dirigia se chocou contra uma barreira durante uma corrida júnior no condado de Hampshire, sul da Inglaterra, em setembro de 2006.

O adolescente sobreviveu a uma "decapitação interna" - seu crânio foi separado do restante do esqueleto.



Chris Stewart em seu Mini-cooper de corrida (Foto: BBC/Cortesia da família)


Com o impacto, seu crânio e pescoço foram separados e a cabeça ficou presa ao corpo somente por pele e músculo.

Em uma cirurgia que durou mais de seis horas, os médicos tiveram de usar pinos e placas de titânio para conectar novamente as duas partes.

Raio-X mostra lesão de Chris Stewart (Foto: BBC/Cortesia da família)


Foi o sexto caso conhecido de sobrevivência a esse tipo de incidente, disseram os médicos. Em situações semelhantes, os pacientes ficaram paralíticos.
A recuperação não pode ser descrita como algo menos que um milagre
disse a mãe do menino, Debbie.

Foram necessários nove meses para que Chris, cujas chances de sobrevivência não superavam 10%, voltasse a falar e se alimentar, já que sua língua também se partiu na base.

Ele conseguiu a proeza de voltar a andar pouco depois do acidente, e agora os médicos deram o sinal verde para que voltasse também ao banco do motorista.

Mas a mãe o proibiu de dirigir carros de corrida. Chris já visitou três vezes neste ano uma pista de kart perto de sua casa.
É uma recuperação sem igual. Algo que nunca teríamos contemplado em setembro de 2006. Eu ainda tenho dificuldade de entender às vezes, e fico emocionada de estar perto dele sabendo que temos sorte de ainda tê-lo.
disse Debbie.

Fonte: G1