Crescem as taxas de reprodução assistida em todo o mundo

O uso das técnicas de reprodução assistida – incluindo inseminação artificial e fertilização in vitro – para superar problemas de fertilidade continua crescendo no mundo todo, com os nascimentos múltiplos permanecendo como uma preocupação, segundo estudo publicado no periódico Human Reproduction.

O levantamento das práticas globais e resultados das técnicas de reprodução assistida do ano de 2002 indicou que, desde o ano 2000, houve um crescimento de 25% na procura por esse tipo de procedimento. E o número de crianças nascidas a partir dessas técnicas aumentou de 219 mil para 246 mil em apenas dois anos.

Entre 2000 e 2002 as taxas de nascimento após fertilização in vitro aumentaram em 19%; após injeção intracitoplasmática de espermatozóide, em 20%; e, após transferência de embriões congelados, em 12%, embora tenha havido uma redução no número de embriões transferidos.

De acordo com os autores, a porcentagem de transferências com quatro ou mais embriões permaneceu alta na Coreia do Sul, na América Latina, na Índia e nos Emirados Árabes. E a maior quantidade de gravidezes múltiplas aumentou consideravelmente a porcentagem de bebês morrendo antes ou pouco depois de nascer, e as taxas de nascimentos prematuros.

O pesquisador Jacques de Mouzon, do Bicetre Hospital, na França, disse a respeito:
O principal problema de saúde pública que ainda preocupa é a alta taxa de gravidezes múltiplas. Ela já reduziu, por causa da redução do número de embriões transferidos, mas ainda é alta em muitos países. As razões para o aumento das taxas de injeção intracitoplasmática de espermatozóide ainda levantam questões, pois se não for justificado pela infertilidade masculina ou falha na fertilização em ciclos anteriores, resulta em altos custos, altos riscos, e nenhum ganho.
Fonte: Boa Saúde