Crise financeira reduz ganho na indústria e emissão de gases tóxicos

A crise financeira mundial trouxe prejuízo para as empresas, mas benefícios ao Meio Ambiente. De acordo com o instituto de pesquisa norueguês Point Carbon, a emissão de CO2 na União Europeia caiu aproximadamente 6% no ano passado.

De acordo com o relatório, os 27 países que fazem parte do sistema europeu de intercâmbio de cotas de emissões de CO2 emitiram 2,111 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa, contra 2,245 bilhões de toneladas no ano anterior de 2007.

Ainda segundo o Point Carbon, as reduções mais importantes aconteceram nos setores do cimento, cal e vidro, com menos de 9%, e de papel e celulose, o que indica que são os setores mais afetados pela recessão.

Diante destes resultados, profissionais explicam que a diminuição não é motivo para comemorar. “Não podemos nos surpreender e pensar que a poluição diminuiu devido a ações voltadas para tal finalidade. Uma vez retomada a produção industrial, é bem provável que os índices de emissões de poluentes tornem a aumentar”, explica o biólogo e tutor do Portal Educação Carlos Lehn.

A Alemanha foi o país com a maior fonte de emissões na Europa, com 22%, superando a Grã-Bretanha, com 13%.

Fonte: Portal Biologia