Agente tóxico altera DNA de espermatozoide

O PCB é considerado um desregulador endócrino, ou seja, tem substâncias químicas que alteram o mecanismo de regulação do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas.

O urologista Jorge Hallak, pesquisador da USP e que estuda o impacto do PCB e de outros poluentes na fertilidade humana, diz que esse composto provoca alteração no DNA dos espermatozoides, levando a infertilidade masculina.

Para o médico, o país precisa agir rapidamente e com rigor na eliminação desses compostos.
Além da poluição atmosférica, inalamos muita poluição veicular. Nossa gasolina é muito ruim. Os dados sobre o impacto desses poluentes na saúde humana são alarmantes. Há fortes evidências de que a exposição intrauterina a eles seja um fator de risco para câncer no futuro. (...) Temos estoque de PCB para 30, 40 anos.
Na opinião da biomédica Gerusa Gibson, pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o estudo é mais uma forte evidência que ratifica o comprometimento da saúde humana em virtude da intensa poluição ambiental.
Embora tenham atualmente seu uso restrito, esses compostos continuam presentes em instalações antigas. As dificuldades com a desativação e a destruição desses produtos ainda causam problemas de contaminação ambiental e humana.
Segundo ela, a exposição - mesmo a baixo níveis - aos desreguladores endócrinos pode chegar a altas taxas de concentração no corpo de animais, em virtude da capacidade de bioacumulação.
Os animais que se encontram no topo da cadeia alimentar (carnívoros) sempre apresentam concentrações superiores àqueles do início da cadeia (herbívoros).
Essa exposição a esses poluentes vem se intensificando desde o século passado, diz Gibson.
O ambiente vem sendo o grande 'receptor'.
Fonte: Folha Online