Fóssil de mamute é encontrado no centro de Los Angeles

Cientistas revelaram que o fóssil quase completo de um enorme mamute colombiano foi encontrado no centro da cidade americana de Los Angeles.

O mamute, que foi chamado de Zed, morreu durante a Era Glacial, há cerca de 40 mil anos, provavelmente quando tinha por volta de 47 anos de idade. O mamute colombiano era uma espécie de elefante que se tornou extinta perdo do fim da Era Glacial.

Segundo os cientistas, esta é uma descoberta extraordinária mesmo em uma área rica em fósseis. A região, chamada de La Brea Tar Pits, é a área mais rica em depositos do período glacial no mundo, que ficaram conservados pela lama do local, que se parece com asfalto.

O fóssil foi encontrado quando pedreiros cavavam para colocar as bases de um estacionamento subterrâneo. Junto com ele foram achadas outras 700 espécies, incluindo o crânio de um leão pré-histórico e ossos de lobos e coiotes.

Os cientistas acreditam que o esqueleto do mamute Zed esteja 80% completo, o que teria acontecido porque seu corpo ficou parcialmente submerso na areia e detritos de um rio após sua morte, protegido de predadores.

O mamute é um animal extinto que pertence ao gênero Mammuthus, à família Elephantidae incluída nos proboscídeos. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há apenas 12000 anos e foram muito comuns no Neolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.

Os mamutes viviam na Europa, norte da Ásia e América do Norte em climas temperados a frios. Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da Idade do Gelo.

Fonte: UOL, Wikipedia