Cientistas criam sapato que cresce junto com o pé

Cientistas alemães resolveram um problema de toda mãe. Eles criaram um sapato que cresce junto com o pé. Parece um sonho no meio de uma recessão: não ter mais que gastar dinheiro com sapatos novos a cada vez que os pés dos filhos ficam maiores.

São os próprios calçados que vão crescer, até dois centímetros. Será pelo lado de dentro, aos poucos, acompanhando o tamanho dos pés.



A ideia foi desenvolvida por uma equipe de cientistas da Universidade de Potsdam, na Alemanha, que durante dois anos analisou os passos de dez mil crianças. A primeira conclusão é que 70% delas usam sapatos até dois números maiores do que deviam. O que os pais veem como economia, os médicos enxergam como um perigo potencial para a coluna no futuro.

O sapato que promete resolver o problema será lançado em março, na feira de calçados de Düsseldorf. Até lá, o chefe da pesquisa vai manter segredo sobre os detalhes da invenção. Mas adiantou que o estudo foi feito em parceria com uma fabricante de sapatos e que o preço será o mesmo de um calaçado comum.

Fonte: G1